• Gilmara Barollo

10 principais benefícios do Ômega 3 para a saúde


O ômega 3 é um tipo de gordura (poli-insaturada) que faz bem para nosso organismo. Ele atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição.


A falta dessa gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

As principais fontes animais de ômega 3 são os peixes de água do mar, como sardinha, atum, bacalhau, cação e salmão. Além deles, esse nutriente também está presente nas sementes como chia e linhaça, castanhas, nozes e azeite de oliva. Dentre as fontes vegetais, o óleo de linhaça é o alimento mais rico em ômega-3, sendo muito importante sua utilização para pessoas que são vegetarianas.

Além das suas fontes naturais na alimentação, o ômega-3 também pode ser consumido em cápsulas, que são vendidas em farmácias e lojas de suplementos de nutrição.

10 principais benefícios do ômega 3

O ômega 3 atua como anti-inflamatório e protetor das células no organismo, além de garantir o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio. Além disso, ele é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco de desenvolvimento de câncer, por exemplo.

  1. ajuda a regular a coagulação sanguínea;

  2. reduz a inflamação, sendo bom para combater problemas como a doença inflamatória intestinal e a artrite reumatoide;

  3. melhora a função cardíaca e os níveis de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares;

  4. colabora no controle da pressão arterial;

  5. ajuda no combate a alergias e a asma;

  6. ajuda no combate à depressão;

  7. fortalece o sistema imunológico;

  8. ajuda na manutenção dos níveis de testosterona, para um ótimo desenvolvimento muscular;

  9. diminui o risco de desenvolvimento de câncer;

  10. garante o bom funcionamento do cérebro, melhorando a memória e o raciocínio.

Benefícios do Ômega 3 na gravidez

Pode ser recomendada a suplementação com ômega 3 na gravidez, pois previne partos prematuros e melhora o desenvolvimento neurológico da criança, e nos bebês prematuros esta suplementação melhora suas capacidades cognitivas, visto que a deficiente ingestão dessa gordura está associada a menor QI do bebê.

A suplementação com ômega durante a gravidez traz benefícios como:

  1. Prevenir depressão materna;

  2. Reduzir os casos de parto prematuro;

  3. Menor risco de alergias e asma nas crianças;

  4. Melhor desenvolvimento neuro cognitivo nas crianças.

A suplementação com ômega 3 também pode ser efetuada durante a fase da amamentação para suprir as necessidades acrescidas da mãe e do filho.

A dose diária recomendada de ómega 3 varia de acordo com a idade:

Bebés dos 0 aos 12 meses: 500 mg;

Crianças de 1 a 3 anos: 700 mg;

Crianças de 4 a 8 anos: 900 mg;

Meninos de 9 a 13 anos: 1200 mg;

Meninas de 9 a 13 anos: 1000 mg;

Homens adultos e idosos: 1600 mg;

Mulheres adultas e idosas: 1100 mg;

Gestantes: 1400 mg;


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