• Gilmara Barollo

10 temperos funcionais: suas propriedades e nutrientes


Assim como algumas ervas, certas especiarias são consideradas temperos funcionais porque, além de darem um sabor e aroma todo especial aos alimentos, também possuem grande quantidade de propriedades que fazem bem para nosso organismo.




Especiarias


  • Açafrão

O açafrão-da-terra, também conhecido como CÚRCUMA, açafrão da índia e gengibre amarelo, é uma raiz da família do gengibre. Se destaca por sua ação antienvelhecimento (antioxidante), antiinflamatória, e por reduzir o risco de doença de Alzheimer e na prevenção a vários tipos de câncer.

Curcumina é a substância que mais recebe atenção no açafrão-da-terra. Rico em potássio, contém também ferro, manganês, cálcio, magnésio, cobre, vitamina C, vitamina B6.


  • Gengibre

O gengibre é uma raiz tuberculosa que pode ser usada tanto na culinária para dar um sabor especial aos alimentos, como no tratamento de vários problemas de saúde. Possui ação bacteriana, desintoxicante, laxante, anti gases, antiácido,

inflamatório, antimicrobiana e diurético. Trata- se de uma raiz composta por vitamina B6, assim como pelos minerais potássio, magnésio e cobre.


  • Canela

A canela é um condimento aromático que pode ser utilizado em diversas receitas. Destaca-se pela ação antibacteriana, antiviral, antifúngica, antioxidante, antiespasmódica, anestesia e probiótica. A canela ainda é fonte de proteínas, fibras, vitaminas A e C, e os minerais cálcio, ferro, magnésio, potássio, fósforo e zinco.


  • Pimenta do reino

Também conhecida como pimenta preta, é considerada como a rainha das especiarias. Traz vários benefícios para nossa saúde, destacando suas ações antibiótica, bacteriana, antioxidante, termogênica, antidepressiva, descongestionante e diurética. Rica em magnésio, potássio, ferro, vitamina K, vitamina C.


  • Páprica

A páprica é um condimento obtido do pimentão vermelho, que depois de seco é completamente moído e pode ser encontrada nas versões defumada, picante e doce. Possui ação anti-inflamatória, termogênica e antioxidante. É rica em vitaminas A, B6, E, C e K e minerais, como potássio e ferro, além de fibras e proteínas.


Ervas


  • Orégano

Apesar de ser mais consumido desidratado, é possível encontrar as folhas frescas e até em óleo. Possui ação antioxidante, antibacteriana, anti-inflamatória, diurética, antifungica e bacteriana. O orégano é fonte de várias vitaminas como A, C, K e vitaminas do complexo B. Ele é rico em zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, minerais. Ele ainda é fonte de ômega 3.


  • Alecrim

Além de tempero, é uma excelente erva medicinal pois possui várias propriedades benéficas à saúde, destacando ação expectorante, diurética, digestiva, carminativa e antioxidante. Rico em potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo.


  • Tomilho

Também conhecido como poejo ou timo. Possui uma grande quantidade de propriedades e por isso é usado no tratamento de várias doenças e problemas de saúde, destacando ação antimicrobiana, bacteriana, anti fúngica, anti oxidantes, expectorante e anti-inflamatório. É rico em vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras.


  • Hortelã

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais. Possui vários benefícios para saúde devido às suas propriedades analgésica, vasodilatadora, diurética, anti-espamótica, relaxante muscular, digestiva, afrodisíaca e anti-parasitária. É rica em vitamina C, vitamina B e vitamina D e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.


  • Louro

Muito popular na cozinha brasileira, principalmente para temperar o nosso tradicional feijão, o louro é uma erva com muitas propriedades medicinais. Possui ação diurética, anti-reumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante, antioxidante e expectorante. A folha de louro é rica em potássio, magnésio e vitaminas B6, B9 e C.


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