• Gilmara Barollo

15 Benefícios da prática de exercícios e como começar

Atualizado: 16 de Set de 2021


A atividade física está entre os hábitos mais recomendados para uma vida saudável.

O início da prática de atividade física, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação, pode ser bastante difícil para as pessoas que não estão acostumadas, por isso, é recomendado que inicialmente sejam realizados exercícios mais leves e, de preferência, ao ar livre, como uma caminhada, por exemplo. O ideal é que os exercícios devem ser realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas 2 dias por semana, durante 30 a 60 minutos. A partir da segunda semana, pode aumentar a frequência para 3 ou 4 dias.


Benefícios da prática de exercícios

  1. melhora o sono e a disposição;

  2. aumento da longevidade;

  3. reduz o dos casos de câncer, osteoporose, diabetes e de doenças do coração;

  4. combate a ansiedade e a depressão;

  5. aumenta a força e a resistência muscular;

  6. promove a sensação de bem-estar, estimulando a produção e a liberação de endorfina;

  7. reduz a pressão arterial;

  8. melhorar a circulação sanguínea;

  9. fortalecer o sistema imunológico, pois ativam as células de defesa;

  10. ajudar a emagrecer;

  11. diminuir o risco de doenças cardíacas;

  12. fortalece os ossos e articulações;

  13. aumenta a produção de catecolaminas, como a noradrenalina e dopamina, que são substâncias essenciais para a memória;

  14. ajuda a controlar a glicemia, por melhorar a sensibilidade à insulina;

  15. acelera o metabolismo.


Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.


Qual o tempo ideal para a prática da atividade física?

  • entre 18 e 64 anos: por semana, 150 minutos de atividade moderada, ou 75 minutos de atividade intensa. As atividades devem ser realizadas em períodos de pelo menos 10 minutos de duração e as atividades podem variar entre esportes, pedaladas, corridas e caminhadas.


  • a partir dos 65 anos: atividade física moderada e de preferência em grupo. A recomendação é de, no mínimo, três dias por semana com intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada um. A duração é similar a da faixa etária anterior.


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