• Gilmara Barollo

O benefício de cada cor nos alimentos

Atualizado: 8 de Jul de 2021

Nosso prato deve estar sempre recheado de alimentos coloridos e, quanto mais cores, melhor. Além de deixar o prato mais atraente, desempenham papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra doenças infecciosas.


Cada tonalidade é resultado de uma substância que está presente na composição e são dotadas de nutrientes importantíssimos para a nossa saúde.



BRANCO

Fontes de potássio e cálcio. Contribuem para a manutenção dos ossos, favorecem a regulação dos batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Exemplos: banana, batata, couve-flor, feijão branco e leites.



VERDE

Nestes alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxicam as células, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele e impedem que o organismo absorva as substâncias químicas.

Exemplos: abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis e kiwi.



LARANJA

São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C participam da ação antioxidante contra os radicais livres. Também beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa.

Exemplos: mamão, cenoura, laranja, milho e abóbora.



VERMELHO

São indicados contra depressão, cansaço ou falta de desejo sexual. O vermelho proveniente do licopeno, aparece associado a vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento de estresse.

Exemplos: pimentão vermelho, tomate, melancia, goiaba e morango.



ROXO

Contém antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos desta cor retardam o envelhecimento, neutralizam as substâncias cancerígenas antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Também contém boa quantidade de ferro.

Exemplo: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho roxo e cebola roxa.



MARRON

São ricos em fibras e, por isso, favorecem o bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre. Também tem efeito antioxidante, vasodilatador e combatem a ansiedade e depressão.

Exemplos soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha e nozes.




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