• Gilmara Barollo

6 alimentos funcionais que vão melhorar a sua saúde


Alimento funcional é todo alimento que, além de oferecer os nutrientes tradicionalmente conhecidos, produzem efeitos metabólicos no nosso organismo, trazendo mais benefícios para a nossa saúde, quando consumidos regularmente e acompanhados por hábitos saudáveis

.

Ajudam a prevenir e tratar algumas condições de saúde como diabetes, má digestão e prisão de ventre, por exemplo.



  • Peixes frescos (sardinha, salmão, atum, cavala e bacalhau)

O ideal é consumir 180 gramas por semana. Estes alimentos são fontes de ômega 3, colaboram para prevenir Infarto e AVC, reduzem o colesterol “ruim” e aumentam o “bom”. Lembrando que não é recomendado consumi-los fritos.



Considerado uma gordura boa, deve-se ingerir uma colher de sopa por dia, sem aquecer. O azeite auxilia na redução do mal colesterol e melhora o processo digestivo de outras gorduras.


  • Alho

O alho possui atividade antimicrobiana e bactericida. O alho colabora para reduzir a pressão arterial, diminuindo a taxa de colesterol ruim e aumentando os níveis de colesterol bom. O ideal é ingerir um dente por dia.



  • Verduras

Deve-se consumir pelo menos três verduras diferentes por dia. As verduras colaboram para prevenir doenças cardíacas e relativas à hipertensão arterial




O ideal é consumir de três a cinco frutas diferentes por dia. Os mesmos benefícios das verduras se aplicam às frutas.


  • Aveia

A quantidade diária é de três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro colheres de sopa de aveia integral. A aveia contribui para o melhor funcionamento do sistema digestivo, além disso, ajuda a reduzir os níveis de colesterol, auxiliando na eliminação de gordura ingerida.



O Desafio Viva Saudável, traz sugestões de uma alimentação saudável em todos os períodos do dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. E tudo isso acompanhado de mais de 40 receitas de chás que auxiliam no processo de emagrecimento, mais de 40 receitas de sucos para auxiliar na prevenção de gripes, anemias, depressão e emagrecimento e atividades físicas com vários exercícios expositivos para manter um desempenho saudável.


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