• Gilmara Barollo

Como fazer xarope caseiro expectorante e anti-inflamatório: dicas e receitas

Atualizado: 5 de Jul de 2021

Xaropes caseiros são medicamentos feitos à base de frutas, hortaliças, e outros. São muito eficientes no tratamento de diversas doenças, principalmente respiratórias. Mas é muito importante estar atento aos cuidados de higiene e conservação:

  • sempre lave muito bem os ingredientes usados;

  • dê preferência a panelas de ágata ou vidro;

  • quando embalados, a falta de oxigênio evita que fungos e mofo o contaminem;

  • sempre guarde o xarope depois de pronto em um vidro esterilizado, preferencialmente escuro (reutilize os de farmácia), para proteger o xarope da ação da luz que pode alterar a qualidade;

  • VALIDADE: em local seco e arejado 1 semana / na geladeira 6 meses

  • é importante colocar uma etiqueta com o nome e a data de fabricação, para não se confundir ou usar remédio sem validade


Receitas de xaropes expectorantes e anti-inflamatórios


Com o frio aumentam os casos de doenças respiratórias. E uma boa opção para estar preparado é ter esse xarope guardado.


1. Xarope de alho


É um antibiótico natural que, ao mesmo tempo em que reforça o organismo para combater o vírus, também alivia os sintomas como tosse, dor de garganta e nariz entupido.


Ingredientes:

250 ml de água

200g de açúcar

80g de alho (aproximadamente 1 cabeça grande) amassados


Modo de preparo:

Levar ao fogo a água e o açúcar. Quando estiver fervendo, acrescente o alho e deixe ferver por 10 minutos. Espere esfriar um pouco e coe.

Tomar 2 colheres por dia.


2. Xarope de agrião com cebola roxa

A cebola roxa contém propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias que ajudam a esvaziar os seios nasais ao mesmo tempo que reduzem a inflamação. Além disso, a cebola roxa é ótima para curar alergias, diminuindo a produção de catarro. O agrião possui uma excelente ação antiinflamatória.


Ingredientes:

1 maço de agrião

3 cebolas roxas

500g de mel ou 1 rapadura


Modo de preparo:

Picar o agrião e as cebolas e depois colocar dentro de um recipiente. Adicionar mel ou rapadura à mistura e levar ao fogo em fogo baixo. Deixe cozinhar até ficar numa consistência de xarope. Depois deve-se espremer os ingredientes em um coador e guardar o xarope em um recipiente de vidro escuro. Beber 1 colher de sopa 4 vezes ao dia, durante 1 mês.


3. Xarope de tomilho com canela, mel e limão

Ajuda a eliminar a infecção do pulmão e facilita a retirada do catarro. Já o limão é rico em vitamina C, que ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo e melhorar o bem-estar.


Ingredientes:

10 g de de tomilho

1 pau de canela

250ml de água

50 g de mel

Suco puro de 1/2 limão pequeno


Modo de preparo:

Juntar o tomilho, a canela e a água numa panela, tampar e deixar em fogo baixo por 10 minutos. Após esse tempo apague o fogo e deixe amornar. Coar, adicionar o mel e o suco de limão e misturar bem, deixando apurar por mais 5 minutos. Tomar 1 colher deste xarope 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, até 7 dias.


4. Xarope de agrião, nabo, abacaxi e beterraba

O xarope caseiro preparado com abacaxi e agrião possui propriedades expectorantes e descongestionantes que diminuem os sintomas da tosse.


Ingredientes:

200 g de nabo

1/3 do molho de agrião picado

1/2 abacaxi cortado em rodelas

2 beterrabas picadas

600 ml cada de água

3 copos de açúcar mascavo

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e depois leve a mistura ao fogo baixo durante 40 minutos. Espere amornar, coe e adicione 1/2 xícara de mel e misture bem. Tome 1 colher de sopa desse xarope 3 vezes ao dia.



Quem não deve tomar:

Crianças com menos de 1 ano de idade e diabéticos.


7 visualizações0 comentário

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.