• Carolina Furlan

Como montar um prato saudável

De acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira, devemos dividir nosso prato em:

25% de Carboidratos: como por exemplo macarrão, arroz branco, massas, batata ou batata-doce. São responsáveis pela energia no organismo. Dê preferência para os integrais (como arroz integral, batata-doce).

25% de Proteínas: como leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), carnes vermelhas, frango, peixe e ovos. Tem um papel importante na formação de músculos, ossos, unhas e cabelos. Evite frituras, prefira assados e grelhados.

50% de Hortaliças: como por exemplo alface, tomate, couve, chuchu, cenoura, beterraba, quiabo, brócolis, entre outros. Podendo ser crus, cozidos ou refogados. Consuma três variedades de folhas e legumes.


Como deixar seu prato mais nutritivo


Na imagem do "seu prato atual", o prato é composto por metade de macarrão, somente alface e uma proteína frita.

Já na imagem do "seu prato novo", temos metade do prato com folhas, 2 tipos de legumes, uma porção reduzida de carboidratos, arroz integral e feijão para substituir o macarrão, uma proteína assada ao invés de frita, e algumas sementes.

Uma dica é acrescentar mais fibras, gorduras boas e antioxidantes na sua dieta, pois ajudam no controle da fome, saciedade e redução do índice glicêmico.


Importância de um prato colorido


Quanto mais cores tiver no prato, maior é a variedade de nutrientes que ele possui.

Os alimentos são divididos em grupos de cores, e para cada grupo existe uma propriedade e vitamina importante para a alimentação. Por isso é importante manter uma "alimentação colorida", para garantir a ingestão de uma variedade de minerais e antioxidantes.

Para quem tem dificuldades em manter uma refeição diversificada, a dica é começar adicionando uma cor de cada vez, como uma salada ou um vegetal cozido, misturado com outras preparações.



Que tal você receber um Ebook GRATUITO com receitas nutritivas, simples e gostosas?



40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.