• Gilmara Barollo

Ectomorfo, Mesomorfo ou Endomorfo: entenda seu biotipo

Atualizado: 31 de Ago de 2021

Algumas pessoas acham difícil perder peso e fácil ganhar, enquanto a outras acontece o contrário, perdendo peso mais facilmente do que ganham.

O metabolismo varia entre indivíduos e duas pessoas raramente são iguais, porém, a rapidez com que perde ou ganha peso pode relacionar-se com o seu tipo de corpo.


Podemos entender por biotipo a forma física que tem o corpo do ser humano.

Tal forma é determinada por vários fatores, dentre eles o metabolismo, a constituição dos ossos, a massa muscular e a tendência a acumular gorduras.


Qual é o seu tipo de corpo?


É importante levar em consideração que apesar da maioria das pessoas possuir características de um destes tipos de corpos, raramente se caracterizam apenas por um tipo só.


Existem três tipos diferentes:


Ectomorfo

Um exemplo de um corpo ectomorfo pode ser um corredor de longa distância.


Entre as características apresentadas nos corpos do tipo ectomorfo estão:

  • magro;

  • ossos pouco densos;

  • peitoral plano;

  • ombros curtos;

  • corpo magro (assim como a massa muscular);

  • dificuldades para ganhar peso;

  • metabolismo rápido.


Por conta do metabolismo rápido as pessoas do tipo ectomorfo quase sempre tem dificuldade em ganhar peso, já que queimam calorias rapidamente.

E é por isso que o ideal, para suprir suas necessidades e ganhar peso, é a ingestão de uma grande quantidade de calorias.

Nos ectomorfos predominam os ossos sobre o tecido adiposo e os músculos. Mesmo sendo magros por natureza não perdem definição nem condições físicas facilmente

quando estão em um período sem praticar atividades. Contudo, com a idade, estas pessoas podem ser mais suscetíveis à osteoporose e lesões ósseas, devido à sua estrutura esquelética.

O exercício regular, que inclui o levantamento de pesos, pode ajudar a fortalecer os ossos nestes casos e ajudar a prevenir o seu enfraquecimento.


Mesomorfo

O seu tipo atlético faz com que se adaptem a qualquer tipo de atividade física, ou em qualquer esporte, e que a distribuição de gordura seja feita de forma uniforme pelo corpo.


As pessoas que apresentam um padrão de corpo mesomorfo tem:

  • corpos bem delineados;

  • uma estrutura óssea grande;

  • músculos bem definidos;

  • força muscular;

  • cintura fina;

  • ombros largos.


Um estilo de vida sedentário ou uma dieta rica em gorduras ou em calorias, pode fazer com que ganhem peso rapidamente. Nestes casos, podem ter um risco aumentado de AVC e doença cardíaca.

Consequentemente, o mesomorfo tem de manter uma dieta equilibrada, mas também realizar um plano de exercício cardiovascular para que se mantenha saudável.




Endomorfo

O tipo endomorfo é o mais propenso para desenvolver obesidade.


Características presentes em pessoas com padrão de corpo endomorfo:

  • corpo arredondado com ancas largas;

  • estrutura forte e baixa;

  • físico grande;

  • dificuldade para perder gordura, geralmente tem metabolismo lento;

  • certa dificuldade para definir os músculos.


Um ponto forte é que assimilam bem as proteínas, por isso geralmente não existe a necessidade do uso de suplementos.

A tendência para armazenar gordura dos corpos endomorfos de homens e mulheres é geralmente diferente, com as mulheres a acumularem mais peso na zona das coxas e ancas e com os homens com deposição de gordura na zona do abdómen.

O endomorfo com excesso de peso é mais suscetível a problemas cardiovasculares e diabetes.

Para permanecerem saudáveis, os endomorfos são aconselhados a realizar exercício cardiovascular regular, de preferência de baixo impacto (como natação, bicicleta e caminhada), e a manter uma alimentação saudável e equilibrada, com refeições pequenas e frequentes.


É difícil encontrar sujeitos que pertençam a um único tipo físico.

Isso geralmente só acontece com pessoas que apresentam quadro de obesidade mórbida, que seriam um tipo clássico de endomorfos e as pessoas que apresentam quadro de subnutrição ou magreza extrema, considerados ectomorfos puros.


É normal que os tipos de corpo se alterem com a idade.

Algumas pessoas podem apresentar características de um ectomorfo quando são jovens e desenvolver características endomórficas à medida que envelhecem.

É importante ter em conta que o indivíduo não pode ser apenas caracterizado pelo seu somatotipo. É normal que estejam presentes mais características de um tipo, porém, pode existir uma mistura de dois ou mais.


A questão que devemos ter em conta é que independente de qual for seu tipo de corpo é possível alcançar os resultados desejados.


Com esforço, determinação e acompanhamento correto até uma pessoa super magra pode alcançar um corpo grande e musculoso. Ainda que seja mais difícil para alguns, quando estamos dispostos a trabalhar arduamente podemos alcançar nossos objetivos.


Em qualquer biotipo, o fundamental é entender que precisamos de uma alimentação saudável e equilibrada, e praticar esportes e atividades físicas. Tenha acesso gratuito à Maior Loja de Artigos Esportivos Online, e não perca mais tempo e saúde.


16 visualizações0 comentário

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.