• Gilmara Barollo

Espirulina ou Spirulina: 14 benefícios e como consumir

Atualizado: 31 de Ago de 2021


A espirulina é uma microalga-azul extremamente rica em proteínas. Isso mesmo, sua composição tem entre 85% a 95% de proteína digerível.

Sua alta concentração proteica equivale a 20 vezes o valor da soja e a 200 vezes o da carne de vaca, e ainda é 0% de gorduras e 0% de carboidratos.



É considerada um SUPERALIMENTO devido a grande quantidade de benefícios que traz para a nossa saúde. Fonte abundante de vitaminas A, D, B2, B6 e B12, ferro, clorofila, fibras e antioxidantes.


14 benefícios da espirulina

  1. alivia sintomas de rinite alérgica como, coriza, espirros, nariz entupido e coceira;

  2. melhora a resistência e a força;

  3. auxilia no tratamento da anemia;

  4. aumenta a atenção, melhorar o humor e a disposição, pois é fonte de energia;

  5. desintoxicação do organismo, reduzindo a gordura acumulada no fígado;

  6. prevenção e tratamento da diabetes;

  7. alívio de sintomas menstruais;

  8. diminuir colesterol “ruim” e triglicerídeos, prevenindo doenças do coração, como infarto, aterosclerose e derrames;

  9. ajuda no emagrecimento, fonte de proteínas, além de ter boas quantidades de fibras que aumentam o tempo da digestão;

  10. ajuda a controlar a pressão arterial;

  11. melhora a memória e exerce efeito neuroprotetor;

  12. melhora e fortalece o sistema imune;

  13. previne o câncer;

  14. favorece a hipertrofia e a recuperação muscular.


Como consumir a espirulina


A espirulina está disponível em forma de pó, comprimido e cápsulas, podendo ser ingerida com um pouco de água ou adicionada aos alimentos, como sucos, molhos, frutas ou saladas.


Por ser um superalimento e trazer benefícios para todo o organismo, a espirulina é indicado em diversas fases da vida e na prevenção e tratamento de doenças, especialmente em casos de obesidade, gordura localizada, prevenção de envelhecimento e recuperação muscular de praticantes de atividade física.


A quantidade de espirulina recomendada por dia é de 1 a 8 gramas dependendo de qual for o objetivo:

  • suplemento: 1 g por dia;

  • baixar o peso: 2 a 3 g por dia;

  • ajudar no controle do colesterol: 1 a 8 gramas por dia;

  • melhorar a performance muscular: 2 a 7,5 g por dia;

  • ajudar a controlar a glicemia: 2 g por dia;

  • ajudar no controle da pressão arterial: 3,5 a 4,5 g por dia;

  • tratamento da gordura no fígado: 4,5 g por dia.


A espirulina deve ser ingerida seguindo a orientação de um médico ou nutricionista, podendo ser consumida em uma dose única ou fracionada ao longo do dia.


A espirulina deve ser evitada por pessoas com fenilcetonúria, pois contém elevados níveis de fenilalanina, ou por pessoas que possuem problemas relacionados com esse aminoácido. Além disso, não deve ser utilizada durante a gravidez, período de aleitamento e por crianças, uma vez que não se consegue os seus efeitos.


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