• Gilmara Barollo

Linhaça: 7 principais benefícios e como consumir


É uma semente originária do linho, podendo ser dourada ou marrom e com uma grande quantidade de nutrientes excelentes para o funcionamento do corpo e na prevenção de doenças.

É o alimento com maior concentração de ÔMEGA 3 (aliado do coração por controlar o colesterol e os triglicérides). Rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C e as do complexo B.

Considerada um alimento funcional, que além de nutrir também é de grande ajuda no funcionamento do organismo.

A linhaça não modifica o sabor dos alimentos e pode ser consumida juntamente com cereais, saladas, sucos, vitaminas, iogurtes e massas de pães, bolos e farofas.

7 Principais benefícios da linhaça

  1. facilita o trânsito intestinal;

  2. impede que o açúcar seja absorvido muito rapidamente;

  3. ajuda no emagrecimento por darem sensação de saciedade;

  4. alivia as dores gerais do corpo (ação antiinflamatória);

  5. fortalece o sistema imunológico;

  6. auxilia no combate da depressão;

  7. controlar o colesterol e os triglicérides.

Como consumir a linhaça

Para que a linhaça faça a diferença no organismo é importante consumi-la diariamente e no máximo 2 colheres de sopa por dia.

Para que nosso intestino seja capaz de digerir seus nutrientes é preciso triturá-la (no liquidificador ou processador), e guardá-la na geladeira por até 24 horas.


Para um melhor consumo da linhaça e maior absorção dos seus nutrientes, uma BOA DICA é fazer a germinação da linhaça. Os grãos germinados são pobres em calorias e ricos em fibras e os nutrientes também irão melhorar o metabolismo e favorecer a perda de peso.

Ingredientes

2 colher de sopa de linhaça

10 colheres de sopa de água filtrada ou mineral

Modo de preparo

Coloque os ingredientes em um copo ou vidro e cubra com um pano fino. Deixe de molho por um mínimo de 4 horas (ideal são 8 horas) antes do consumo. A este processo dá-se o nome de pré-germinação da semente ou 'acordar' a semente.

Caso você queira potencializar sua linhaça, aguarde mais 8 horas. Irá formar uma gelatina junto com os grãos, chamado de mucilagens. Estas mucilagens são poderosas para nos desintoxicar de metais pesados (chumbo, cádmio, ferro...) sempre presentes nos cosméticos e tinturas de cabelo.

Benefícios da germinação da linhaça

  • Fácil digestão

O processo de germinação aumenta a atividade das enzimas da semente, proteínas que facilitam a digestão e aumentam a absorção de nutrientes no intestino.

  • Forte ação antioxidante

Após poucos dias de germinação, o teor de vitaminas aumenta bastante nas sementes, especialmente as vitaminas A, B, C e E, que têm alto poder antioxidante.

  • Fonte de fibras

Por serem consumidas cruas e frescas, as sementes germinadas são ricas em fibras.

IMPORTANTE

Caso você não consuma todo o conteúdo no dia, é só guardar na geladeira. Se começar a formar uma espuma em cima, é hora de jogar fora.


6 visualizações0 comentário

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.