• Gilmara Barollo

Má digestão: sintomas e os melhores chás


A má digestão, também conhecida como indigestão, normalmente acontece após refeições ricas em carnes e gorduras, pois esses alimentos demoram para serem digeridas no nosso estômago, ou quando ingerimos muito líquido durante a refeição, pois aumentam o volume do estômago fazendo com que ele trabalhe mais lentamente. Além do mal estar, a má digestão faz com que menos nutrientes sejam absorvidos, o que aumenta o risco de problemas como anemia e falta de vitaminas.


Principais sintomas da má digestão

  • dor ou desconforto abdominal;

  • gases excessivos (flatulência);

  • azia ou queimação;

  • arrotos frequentes;

  • enjoo e vômitos;

  • diarreia ou prisão de ventre;

  • cansaço;

  • sensação de estômago cheio apesar de ter comido pouco.

Os 5 melhores chás para má digestão

1. Chá de boldo

O chá de boldo é uma excelente forma de aliviar a má digestão após refeições muito grandes ou cheias de gordura, pois o boldo é uma planta medicinal que estimula o fígado a metabolizar as gorduras, tornando-as mais pequenas e mais fácil de serem digeridas, aliviando os sintomas de indigestão.

Ingredientes

10 g de folhas de boldo

250 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de boldo na água fervente durante cerca de 10 minutos e depois coar. Beber quando surgem os sintomas ou 10 minutos após a refeição para evitar o surgimento de sintomas durante uma crise.


2. Chá de hortelã

O chá de hortelã possui ação digestiva e anti-espasmódica capaz de equilibrar o processo digestivo e aliviar espasmos intestinais que também podem provocar dor de estômago devido ao acúmulo de gases intestinais ou em casos de intestino irritável.

Ingredientes

1 colher (de sobremesa) de folhas de hortelã

100 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar as folhas de hortelã na água fervente durante 10 minutos e depois coar a mistura. Beber antes das refeições e 10 minutos após, para evitar ou aliviar o surgimento de sintomas.

3. Chá de erva-doce

A erva-doce é uma planta que possui propriedades que estimulam a produção de fluidos intestinais e, por isso, é capaz de estimular o processo digestivo, aliviando sintomas de estofamento de estômago, dor gástrica ou arrotos frequentes, por exemplo.

Ingredientes

1 colher (de sobremesa) de erva-doce

1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Colocar a erva-doce na xícara de água fervente, deixar repousar por 10 minutos e beber após as refeições quando surgem os sintomas de má-digestão.


4. Chá de macela

Um excelente tratamento caseiro para má digestão é tomar o chá de macela diariamente porque ele possui propriedades calmantes e digestivas que são eficazes no combate à indigestão.

Ingredientes

10 g de flores de macela

1 xícara de água fervente


Modo de preparo

Para preparar este remédio caseiro basta adicionar as flores de macela à água fervente, tapar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber a seguir. Para o tratamento é recomendado tomar este chá de 3 a 4 vezes ao dia.

5. Chá de tomilho com poejo

Um bom chá para má digestão é o de tomilho com poejo. Este remédio caseiro para má digestão é eficaz porque estas plantas medicinais possuem propriedades que auxiliam a digestão dos alimentos, alcançando ótimos resultados em pouco tempo.

Ingredientes

1 xícara de água fervente

1 colher (chá) de tomilho

1 colher (chá) de poejo

Modo de preparo

Adicione à xícara de água fervente o tomilho e o poejo e deixe descansar por cerca de 3 a 5 minutos. Beba 1 xícara deste chá sempre que os sintomas de má digestão estiverem presentes.

Esses chás devem ser preparados imediatamente antes de serem ingeridos para que tenha efeito mais rápido e não devem ser adoçados porque o açúcar e o mel podem fermentar e dificultar a digestão.

As melhorias na digestão são verificadas, geralmente, no primeiro dia após a ingestão desses chás, mas se após 3 dias bebendo um desses chás diariamente a digestão não melhorar, é necessário consultar um médico gastroenterologista para verificar se existe algum problema no aparelho digestório.

Além de tomar esses chás é importante saber combinar bem os alimentos entre si, porque o consumo de alimentos ricos em fibras e de alimentos ricos em gordura numa mesma refeição é uma das principais causas da má digestão. Uma boa dica é quando fizer uma refeição "pesada", como feijoada ou churrasco, por exemplo, ingerir uma pequena quantidade de alimentos e na sobremesa preferir uma fruta ao invés de um doce. O abacaxi é uma ótima opção, apenas uma fatia ou tomar cerca de 50 ml do seu suco puro, sem adicionar água para diluir, pois ele facilita e acelera a digestão, principalmente de refeições gordurosas.

Mas ATENÇÃO

É recomendado ir ao médico quando a sensação de estômago cheio é frequente, havendo episódios diários, ou quando se repetem mais de 8 vezes por mês.


19 visualizações0 comentário

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.