• Gilmara Barollo

O poder do coco

Atualizado: 27 de Jul de 2021


O coco é uma fruta típica de regiões tropicais.

Pode ser consumido de várias formas, incluindo a polpa, a água, o leite e a farinha, o que amplia as possibilidades de aproveitar suas propriedades no dia a dia. Por ser rica em vitaminas do complexo B e vitamina C, tem ação antioxidante, ajuda a combater os danos causados pelos radicais livres, preservando o material genético das células. Devido ao seu alto teor de fibras, ajuda a estimular o bom funcionamento do intestino, facilitando a eliminação dos resíduos.


  • Água de coco

Composta por 93% de água e 7% de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Entre seus minerais, ganham destaque o potássio, o cálcio e o magnésio, o que a torna

excelente na reposição dos líquidos e dos sais perdidos por meio do suor ou em casos de diarreia.


  • Polpa do coco maduro

É muito rica em nutrientes como fibras e gorduras boas, o que provoca a sensação de saciedade.


Tem um alto poder umectante e ajuda a manter pele, unhas e cabelos íntegros e hidratados. Além de ser extremamente usado na culinária.


  • Farinha de coco

Possui alto teor de fibras, ajudando a prevenir problemas como constipação intestinal, e doenças como a diabetes e colesterol alto.


  • Leite de coco

Não contém lactose e possui uma textura cremosa e um sabor muito rico, podendo ser utilizado em diversos pratos doces e salgados, como bolos, tortas, suflês, moquecas,

e vitaminas.


Tem ação digestiva, antibacteriana e antioxidante, ajudando a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento intestinal.

Escolha cocos que sejam pesados e com cor uniforme, sem som oco ou rachadura.


Ingredientes


1 coco seco

2 xícaras de água quente


Modo de preparo


Quebrar o coco, retirar a polpa e picá-la. Bate no liquidificador ou mixer por 5 minutos com a água quente. Em seguida, coar com o auxílio de um pano limpo ou um coador

de voal e guardar em vidros limpos e com tampa. O leite pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias ou congelado por até 3 meses.


As sobras de coco, são o coco ralado que você pode guardar na geladeira e consumir em até 3 dias. Caso queira aumentar a durabilidade do coco ralado, basta desidratar na frigideira, em fogo baixo e mexendo sempre para não queimar. Quando estiver bem soltinha e seca está pronta.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.