• Carolina Furlan

O que é déficit e superávit calórico ?



Déficit calórico

Nós temos necessidades calórics diárias mínimas para poder manter as nossas funções vitais em repouso, a respiração, funcionamento do cérebro e batimentos do coração.

Para gerar o emagrecimento, nós devemos consumir menos do que gastamos, e isso é chamado de déficit calórico, ou balanço energético negativo.

Para que haja esse déficit, podemos apenas diminuir as calorias ingeridas pela alimentação, incluir ou aumentar a intensidade do exercício físico ou ambos.


Superávit calórico

É quando você consome mais calorias do que gasta, resultando em ganho de massa muscular.

Mas não é comendo qualquer alimento! Um consumo alimentar saudável e com nutrientes adequados irá te ajudar a alcançar seu objetivo mais rápido.

A consequência disso sem a prática de exercícios físicos adequados será ganho de peso ao invés de massa muscular.


Algumas dicas são:

  1. Comece devagar, não adianta querer triplicar seu consumo diário de uma vez. Mudanças assim podem fazer mal ao seu metabolismo.

  2. Aposte em fontes de gorduras boas como gergelim, abacate, chia, linhaça, castanhas e azeite de oliva para aumentar seu consumo calórico.

  3. Lembre-se de dividir as refeições ao longo do dia. Faça pequenos lanchinhos entre as principais refeições para que não precise comer muito em uma refeição para alcançar o objetivo calórico.

Faça escolhas mais saudáveis na hora das compras com o Ebook "Descomplicando rótulos", que mostra a maneira correta de ler os rótulos dos alimentos, explicando os itens que compõem o alimento.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.