• Carolina Furlan

O que é o efeito sanfona?


O efeito sanfona é o ciclo de emagrecer e engordar, que se repete várias vezes.

Ele ocorre normalmente em quem já tentou perder peso diversas vezes e fez várias dietas. A pessoa emagrece, e em seguida engorda ainda mais do que antes, virando um ciclo vicioso. Pode acontecer em qualquer pessoa, quanto mais rápido é a perda e ganho de peso, maior a chance de ocorrer o efeito sanfona.


Como isso ocorre?


Quando ocorre o ganho de peso, as células de gordura aumentam tanto de tamanho quanto em quantidade, para estocar mais gordura.

Quando ocorre a perda de peso, essas células diminuem, perdendo a gordura, porém continuam ali. Se após essa perda de peso, a pessoa voltar a engordar, isso irá acontecer de forma mais rápida, pois ainda há várias células de gordura.

Quando há uma transformação radical na alimentação, como por exemplo cortar os carboidratos, o corpo não entende o que está acontecendo e tenta se defender armazenando gordura para garantir o funcionamento das funções vitais e produção de hormônios.

Esse ciclo de "engorda e emagrece" traz vários impactos negativos ao nosso corpo. Ele tende a aumentar a atividade inflamatória, e também pode desencadear o surgimento de doenças como diabetes e alterações cardiovasculares.


Como evitar o efeito sanfona?


Fazer uma reeducação alimentar é o principal para o equilíbrio e manutenção do peso corporal. É importante também após a perda de peso, manter uma dieta saudável.


Adquira o Ebook Gratuito Receitas Práticas e tenha no seu celular receitas deliciosas, fáceis e nutritivas.




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.