• Gilmara Barollo

O que são oleaginosas e quais benefícios trazem para o nosso organismo

Atualizado: 30 de Ago de 2021


A solução para ter uma saúde de ferro está em suas mãos, literalmente . . . com apenas uma mão em formato de concha.

Pois é o espaço ideal para preencher com oleaginosas. Isto porque cabem aproximadamente 30 grs, a quantidade ideal para comer por dia e consumi-las diariamente traz inúmeros benefícios para a saúde.


Principais oleaginosas

  • castanha do pará, fonte riquíssima de selênio;

  • nozes, cheia de ácidos graxos, como ômega 3 e ômega 6, e alto teor de proteínas;

  • amêndoas, rico em proteínas;

  • pistache, cheia de magnésio, ferro e potássio;

  • avelã, excelente fonte de cálcio ;

  • castanha de caju, fornece gorduras boas que se transformam em energia;

  • macadâmia, contém ômega 7.

De um modo geral, todas elas reúnem gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes, sendo também são fontes das vitaminas E e do complexo B e de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio.

Seus ácidos graxos ativam o metabolismo, que queima gordura, e aumentam a sensação de saciedade.


Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) esse tipo de alimento é super indicado para uma “alimentação saudável”.


Benefícios das oleaginosas para nossa saúde

  1. controle do colesterol, aumentando os níveis do HDL (bom) e reduzindo os do LDL (ruim);

  2. prevenção do envelhecimento precoce

  3. prevenção de doenças, como o câncer;

  4. combate de ações inflamatórias;

  5. perda de peso;

  6. proteção do sistema cardiovascular e atividade cerebral;

  7. bom funcionamento do sistema imunológico;

  8. melhora o sistema digestivo;

  9. melhorar a saúde óssea.


Recomendação de consumo


Consuma as oleaginosas inteiras e in natura, ou seja, que não passaram por quaisquer processos de alteração em sua composição.

A adição de sal ou açúcar ao alimento, por exemplo, pode reduzir o valor nutricional da semente.

Para ajudar na preservação das propriedades das oleaginosas e evitar que o alimento estrague mais rápido, inclusive, o armazenamento correto das sementes é com casca, em recipientes de vidro bem vedados, refrigeradas na geladeira e protegidas da luz.


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