• Gilmara Barollo

Ovo: benefícios e formas saudáveis de consumo


Por muito tempo o ovo foi considerado um vilão e era constantemente associado a problemas cardiovasculares, porém, depois de vários estudos, o ovo passou a ser considerado um excelente alimento e teve suas propriedades reconhecidas, chegando a ser considerado o segundo melhor alimento do mundo segundo a Organização Mundial da Saúde.

O ovo é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas (A, D, E e vitaminas do complexo B) e minerais (selênio, zinco, cálcio, fósforo, potássio, ferro e magnésio).


Pode ser considerado um dos principais alimentos para quem deseja fazer uma alimentação saudável.


10 benefícios do ovo

  1. aumento da massa muscular;

  2. favorecimento da perda de peso;

  3. prevenção de doenças como câncer;

  4. diminuição da absorção de colesterol no intestino;

  5. prevenção do envelhecimento precoce;

  6. melhora da atividade do sistema imunológico;

  7. combate a anemia;

  8. mantém a saúde dos ossos e dentes;

  9. melhora a memória;

  10. controle da pressão arterial.

3 maneiras de consumir ovos de forma saudável


1. Cozinhar no microondas

Uma receita fácil e prática é preparar o ovo no microondas, pois não leva óleo. Para isso deve-se esquentar um prato fundo no microondas por 1 minuto, abrir o ovo no prato, temperar e furar a gema, para que ela não estoure. Em seguida, coloca-se tudo no microondas por mais 1 minuto.


2. Fazer ovo poche

Para fazer a versão poche deve-se colocar uma panela de água para ferver e quando surgirem as primeiras bolhinhas, mexer a água com uma colher, rodando sempre na mesma direção. Depois, deve-se quebrar o ovo cuidadosamente para dentro da panela, deixando o ovo cozinhar assim por cerca de 7 minutos.

Por fim, deve-se retirar com o auxílio de uma escumadeira, deixando a água escorrer antes de colocá-lo no prato para servir.


3. Fritar ovo com água

Para evitar o uso de óleo, deve-se colocar o ovo em uma frigideira antiaderente bem aquecida, adicionar 1 colher de sopa de água e tampar a frigideira para que o ovo cozinhe com o vapor.


Dica de armazenamento


Ovos devem ser armazenados na geladeira, em temperatura abaixo de 8ºC, fora da embalagem original e não devem ficar na porta do refrigerador, pois o local sofre oscilações de temperatura e, por causa de impactos, podem rachar.


Como saber se o ovo está bom para consumir?


Encha um recipiente com água e coloque o ovo dentro.

Se o ovo estiver fresco, ele irá para o fundo, pois é mais pesado do que a água.

Caso o ovo fique boiando, é porque não está fresco e, portanto, impróprio para consumir.


Outra boa idéia é acender a lanterna do celular e iluminar bem próxima do ovo. Se o ovo iluminar com se estivesse aceso é porque está bom para ser consumido. Caso o ovo fique escuro, dispense.


Comer ovo diariamente não faz mal à saúde, desde que seja incluído em uma alimentação equilibrada e variada.


O ovo geralmente só está contraindicado nos casos de alergia à albumina, que é uma proteína que pode ser encontrada na clara do ovo.

No caso das pessoas com diabetes e com problemas do coração, o ideal é que o consumo seja no máximo 1 unidade por dia.

O ovo cru ou mal passado pode conter a bactéria Salmonella sp., que causa febre, vômitos e diarréias fortes, sendo ainda mais perigosa nas crianças. Por isso, deve-se evitar o seu consumo mal passado e também os produtos que têm ovos crus como ingredientes.


O Desafio Viva Saudável irá te dar algumas dicas e recomendações de quais macronutrientes e micronutrientes consumir, como os carboidratos, gorduras boas e proteínas, além de verduras, legumes e frutas. Além de sugestões de uma alimentação saudável em todos os períodos do dia, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. E tudo isso acompanhado de mais de 40 receitas de chás que auxiliam no processo de emagrecimento, mais de 40 receitas de sucos para auxiliar na prevenção de gripes, anemias, depressão e emagrecimento e atividades físicas com vários exercícios expositivos para manter um desempenho saudável.


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