• Carolina Furlan

Por que deixar os grãos de molho na água?

Atualizado: 31 de Ago de 2021


Essa técnica não é utilizada somente para tornar o preparo mais rápido, como também para melhorar a digestão e otimização dos nutrientes das leguminosas.

Os grãos (como feijão, ervilha, grão de bico, lentilha e soja), são ricos em aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.


Eles possuem componentes antinutricionais (fitatos, taninos, oxalatos) que podem interferir na biodisponibilidade de alguns nutrientes e provocar alguns efeitos desagradáveis como gases e desconfortos.

Uma das maneiras de diminuir a quantidade desses componentes é deixá-los de molho antes de cozinhar. Esse processo além de neutralizar os componentes, ajuda a quebrar parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento.


Benefícios

  • melhora a digestão;

  • aumenta a absorção dos nutrientes;

  • evita gases e estufamentos.


O ideal é deixar de 8 a 24 horas em água com um meio ácido, como um limão espremido ou 1 col. de sopa de vinagre de maçã, o que facilita ainda mais esse processo de germinação. Você vai perceber que a água vai ficando espumosa, então troque a água uma ou duas vezes.


Dica gostosa

Receita de hambúrguer de grão de bico

Ingredientes

2 xícaras (chá) de grão de bico

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1/2 limão espremido

azeite a gosto

sal e pimenta do reino a gosto

salsa picada

cebolinha picada


Modo de preparo

Deixe o grão de bico de molho de um dia para o outro. Cozinhe ele com água por aproximadamente 50 minutos. Quando estiver macio, troque a água quente por água fria e retire a pele dos grãos.

Em uma panela já aquecida, refogue o azeite, a cebola, o alho e em seguida o grão de bico cozido. Adicione a pimenta do reino moída e o sal, e refogue bem.

Em seguida adicione a salsinha, a cebolinha e o limão. misture bem.

Bata tudo no liquidificador, a consistência certa é quando não gruda na mão. Após isso, modele em formato de hambúrguer e sele em uma frigideira com um fio de azeite.


Você pode enriquecer esta receita acrescentando 1 colher (sopa) de linhaça ou 1 colher (sopa) de chia no preparo, quando levar todos os ingredientes para o liquidificador.


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