• Gilmara Barollo

Quais as funções da vitamina A para nosso corpo?

Atualizado: 29 de Jul de 2021


A vitamina A destaca-se como parte fundamental da fisiologia normal da visão, tendo funções como manter a saúde da visão, da pele e dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Por ser um antioxidante, ela também é importante para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e de câncer. A Vitamina A é importante para o crescimento adequado e diferenciação dos tecidos de vários órgãos, em especial, os olhos. Ela também mantém boca, nariz e estômago saudáveis.

Para combater a flacidez da pele, a vitamina A é um poderoso ativo que age diretamente na renovação celular e na síntese de colágeno.


A falta de vitamina A afeta o processo de disfunção da lágrima e reduz a produção de rodopsina, interferindo na tradução de sinais luminosos pela retina causando nictalopia (cegueira noturna).


A principal causa da carência de vitamina A é uma inadequada ingestão de alimentos ricos em vitamina A, como cenouras, ovos, brócolis ou fígado, por exemplo.

Uma alimentação diversificada é suficiente para atingir a dose diária recomendada de vitamina A.


Quais são os alimentos ricos em vitamina A?


Os alimentos ricos em Vitamina A são principalmente fígado, gema de ovo e óleos de peixes. Os vegetais como cenoura, espinafre, manga e mamão também são boas fontes dessa vitamina porque contêm carotenóides, substância que no organismo será transformada em vitamina A.


Abaixo você verá a quantidade de vitamina A (mcg) presente em 100g de alimento:


Alimentos de origem animal

  • Óleo de fígado de bacalhau - 30000

  • Fígado de vaca grelhado - 14200

  • Fígado de frango grelhado - 4900

  • Queijo cottage - 653

  • Manteiga com sal - 565

  • Mariscos ao vapor - 171

  • Ovo cozido - 170

  • Ostras cozidas - 146

  • Leite de vaca integral - 56

  • Iogurte natural semi-desnatado - 30


Alimentos de origem vegetal

  • Cenoura crua - 2813

  • Batata-doce cozida - 2183

  • Cenoura cozida - 1711

  • Espinafres cozidas - 778

  • Espinafres cru - 550

  • Manga - 389

  • Pimentão cozido - 383

  • Acelgas cozidas - 313

  • Pimentão cru - 217

  • Ameixa seca - 199


Dose diária recomendada de vitamina A


Bebês de 0 a 6 meses: 400 mcg/dia

Bebês de 6 a 12 meses: 500 mcg/dia

Crianças de 1 a 3 anos: 300 mcg/dia

Crianças de 4 a 8 anos: 400 mcg/dia

Meninos de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia

Meninas de 9 a 13 anos: 600 mcg/dia

Homens a partir de 14 anos: 900 mcg/dia

​Mulher a partir de 14 anos: 700 mcg/dia

Gestantes: 750 a 770 mcg/dia

Lactentes: 1200 a 1300 mcg/dia

Esses valores são a quantidade mínima de vitamina A que deve-se ingerir por dia para manter o bom funcionamento do organismo.


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