• Gilmara Barollo

Quais as funções da vitamina C para nosso corpo?

Atualizado: 29 de Jul de 2021


Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é necessária para a formação dos vasos sanguíneos, cartilagem, músculo, colágeno dos ossos e para o processo de cura do corpo.

Fortalece o sistema imunológico, sendo um aliado importante para combater infecções, gripes e resfriados. Ajuda no combate à anemia, pois auxilia na absorção de ferro. Combate o ganho de peso. Previne doenças cardiovasculares, devido ao potencial antioxidante.


ATENÇÃO:

Para fortalecer o sistema imunológico, a combinação de ácido ascórbico com zinco é perfeita. Ambas as substâncias contribuem para produção de células de defesa do organismo, dessa forma o zinco complementa a ação da vitamina C.


O escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo, levando ao aparecimento de alguns sinais e sintomas como manchas roxas na pele.

O escorbuto infantil tem como características deformidades ósseas, crescimento prejudicado e alterações cardíacas.


Outros sintomas da falta de vitamina C são:


  1. Anemia causada pela pouca absorção do ferro (cansaço, palidez e tontura);

  2. Dificuldade para a cicatrização de feridas (deficiência do colágeno);

  3. Sangramentos Que podem surgir em qualquer local do corpo e manchas arroxeadas pelo corpo (rompimento dos tecidos que suportam os vasos sanguíneos);

  4. Queda do cabelo e enfraquecimento das unhas, cartilagens e articulações;

  5. Dor óssea e inchaço no corpo;

  6. Queda e amolecimento dos dentes;

  7. Aumento do risco de infecções, como gripes e resfriados (altera várias funções do sistema imune);

  8. Tristeza, stress mental e dificuldades de raciocínio (alterações químicas cerebrais).


Quais são os alimentos ricos em vitamina C?


O consumo de alimentos fonte desta vitamina pode alcançar a recomendação diária. O melhor horário para ingerir o nutriente e garantir uma pele mais bonita é ao longo do dia, podendo ser pela manhã ou período da tarde. Para resultados ainda melhores, é importante associar a ingestão de vitamina C com pelo menos 2l de água e uma alimentação balanceada.


A seguir a quantidade de Vitamina C (mg) presente em 100gr de alimento:


  • Acerola - 1046

  • Goiaba - 230

  • Pimentão cru - 143,6

  • Kiwi - 72

  • Mamão papaia- 68

  • Laranja - 57

  • Suco de limão natural - 56

  • Morango - 47

  • Couve flor cozida - 45

  • Brócolis cozido - 42

  • Suco de laranja natural - 41

  • Repolho roxo refogado - 40

  • Tangerina - 32

  • Melão - 30

  • Batata doce - 25

  • Manga - 23

  • Frutos do mar ao vapor - 22

  • Tomate fresco/Suco de abacaxi - 20

  • Suco de tomate - 14

  • Melancia - 4

Além disso, outros alimentos com vitamina C, embora em menor quantidade são a alface, alcachofra, abacaxi, banana, espinafre, abacate, maçã, cenoura, ameixa, abóbora e beterraba. O ideal para obter uma boa quantidade de vitamina C dos alimentos é consumi-los frescos ou em sucos.


Dose diária recomendada de vitamina C


A dose diária de vitamina C recomendada varia de acordo com os hábitos de vida, a idade e o sexo.


Crianças e adolescentes:

* 1 a 3 anos: 15 mg

* 4 a 8 anos: 25 mg

* 9 a 13 anos: 45 mg

* 14 a 18 anos: 75 mg


Homens a partir de 19 anos: 90 mg

Mulheres a partir dos 19 anos: 75 mg

Grávidas: 85 mg

Durante a amamentação: 120 mg


Fumantes: deve-se adicionar à recomendação diária cerca de 35 mg de vitamina C por dia, já que os fumantes têm uma necessidade maior de vitamina C.


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