• Gilmara Barollo

Quais as funções da vitamina D para nosso corpo?

Atualizado: 29 de Jul de 2021


A vitamina D possui funções importantes no corpo, como a regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, favorecendo a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis no sangue.



A falta de vitamina D poderia causar alterações ósseas, como a osteoporose nos adultos e o raquitismo nas crianças. Além disso, alguns estudos científicos relacionaram a deficiência dessa vitamina com maior risco de desenvolver alguns tipos de câncer, diabetes mellitus e hipertensão.


A principal fonte de produção desta vitamina é a sua produção na pele, tomando banho de sol (os raios ultravioletas do tipo B são capazes de ativar a síntese desta substância), diariamente sem uso de protetor solar por no mínimo 15 minutos, antes das 10 da manhã ou após as 4 da tarde. Sendo que as pessoas de pele mais escura devem permanecer pelo menos 1 hora exposta à luz solar.

Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será obtida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.


Quais são os alimentos ricos em vitamina D?


Alguns alimentos são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe.


Vitamina D (mcg) por cada 100 gramas de alimento:

  • Óleo de fígado de bacalhau - 252

  • Óleo de salmão - 100

  • Sardinha enlatada no azeite - 40

  • Arenque fresco - 23,5

  • Salmão defumado - 20

  • Ostras - 8

  • Salmão - 5

  • Leite fortificado (Ninho) - 2,45

  • Fígado de galinha - 2

  • Manteiga - 1,53

  • Ovo cozido - 1,3

  • Fígado de boi - 1,1

  • Queijo cheddar - 0,32

  • Carnes (frango, peru e porco) e vísceras em geral - 0,3

  • Carne de boi - 0,18

  • Iogurte - 0,04


Dose diária recomendada de vitamina D


Nas crianças a partir de 1 ano de idade e em adultos saudáveis, a recomendação diária é de 15 mcg de vitamina D, enquanto que pessoas mais velhas devem consumir 20 mcg por dia.


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