• Gilmara Barollo

Quais as funções da vitamina k para nosso corpo?

Atualizado: 29 de Jul de 2021


A vitamina K é importante na ativação de proteínas que atuam na coagulação sanguínea e na fixação do cálcio no organismo, contribuindo para a saúde cardiovascular e dos ossos.


Com a falta de vitamina K a coagulação do sangue fica seriamente prejudicada, podendo ocorrer sangramentos descontrolados e os ossos podem enfraquecer, potencialmente levando à osteoporose e à calcificação de artérias e outros tecidos moles.


A vitamina k subdivide-se em k1, k2 e k3, sendo a vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a k2 é produzida pela nossa flora intestinal e a k3 é produzida em laboratório.


Quais são os alimentos ricos em vitamina K?



Boas fontes de vitamina k são o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes. É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K. Os óleos vegetais, como o azeite, também contam com o nutriente.


Abaixo traz a quantidade de vitamina K (mcg) presente em 100g dos alimentos fontes dessa vitamina:


  • Salsa - 1640

  • Couve-de-bruxelas cozida - 590

  • Espinafre cru - 400

  • Couve-flor crua - 300

  • Brócolis cozidos - 292

  • Alface - 211

  • Cenoura crua - 145

  • Acelga cozida - 140

  • Rúcula - 109

  • Repolho - 76

  • Aspargos - 57

  • Ovo cozido - 48

  • Abacate - 20

  • Morangos - 15

  • Fígado - 3,3

  • Frango - 1,2


Dose diária recomendada de vitamina K

Crianças: de 30 a 60 mcg

Homens: de 120 a 130 mcg

Mulheres (inclusive as gestantes): 90 mcg


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