• Gilmara Barollo

Quais as funções das vitaminas do complexo B para nosso corpo?

Atualizado: 29 de Jul de 2021


Vitaminas do Complexo B são importantes para uma boa saúde mental, pele, cabelos, melhora a digestão e absorção dos nutrientes, saúde gastrointestinal, funções metabólicas, melhora da conversão dos alimentos em energia e formação de células vermelhas.

Vitaminas do Complexo B ajudam a produzir anticorpos, prevenir anemias e produzir energia a partir de proteínas e carboidratos.


A falta de vitaminas do complexo B provoca falta de apetite e diminuição de energia.


As vitaminas do complexo B apresentam uma numeração e um nome específico. São elas:


VITAMINA B1 (tiamina)

Contribui para o metabolismo, ajudando na regulação do gasto de energia, sendo assim um componente essencial para o crescimento, manutenção de um apetite normal, bom funcionamento da digestão e manutenção de nervos saudáveis.

VITAMINA B2 (riboflavina)

Contribui para a produção de energia a partir das vitaminas e açúcares provenientes da alimentação, sendo essencial para o crescimento.

VITAMINA B3 (niacina)

É responsável por transformar a gordura em energia no corpo, ajudando a queimar calorias, e também é importante para o metabolismo dos carboidratos e aminoácidos.

VITAMINA B5 (ácido pantotênico)

Atua na produção de hormônios e anticorpos e está relacionada com a resposta do organismo ao estresse.

VITAMINA B6 (piridoxina)

É uma vitamina essencial para o metabolismo e para o crescimento normal, ajudando o organismo a produzir anticorpos e a produzir energia a partir de proteínas e carboidratos.

VITAMINA B7 (biotina)

Ajuda a manter o metabolismo ativo e é um componente muito importante para a saúde da pele, cabelo e unhas, porque contribui para a sua hidratação e fortalecimento, também ajuda no controle da glicemia em casos de diabetes tipo 2.

VITAMINA B9 (ácido fólico)

Estimula a produção de sangue e de células que carregam oxigênio no organismo, evitando o cansaço frequente e a anemia.

VITAMINA B12 (cobalamina)

Auxilia na produção de sangue e manutenção da saúde do sistema nervoso e do metabolismo.


Quais são os alimentos ricos em vitaminas do complexo B?


  • VITAMINA B1

Suco de laranja, ervilhas, nozes, amendoim, frutos do mar, uvas, pão branco, batata com casca, ostras, arroz branco, melancia, manga, carne de boi, sementes de abóbora, iogurte e abacate.

  • VITAMINA B2

Levedura de cerveja, fígado de boi, galinha e peru, farelo de aveia, amêndoas, queijo cottage, ovos, queijos, frutos do mar, folhas de beterraba e sementes de abóbora.

  • VITAMINA B3

Levedura de cerveja, carne de frango, farelo de aveia, peixes como cavala, truta e salmão, carne de boi, sementes de abóbora, frutos do mar, castanha de caju, pistache, cogumelos, nozes, ovo, queijos, lentilha, abacate e tofu.

  • VITAMINA B5

Sementes de girassol, cogumelos, queijo, salmão, amendoim, castanha de caju pistache, ovos, avelã, carne de frango e peru, abacate, ostras, frutos do mar, iogurte, lentilha, brócolis, abóbora, morangos e leite.

  • VITAMINA B6

Banana, salmão, franga, batata com casca, avelã, camarão, suco de tomate, noz, abacate, manga, sementes de girassol, melancia, molho de tomate, meão, amendoim e lentilha.

  • VITAMINA B7

Amendoim, aveia, farelo de trigo, amêndoa, farelo de aveia, nozes, ovo, cogumelos, castanha de caju, acelga, queijo, cenoura, salmão, batata doce, tomate, abacate, cebola, banana, mamão e alface.

  • VITAMINA B9

Couve de bruxelas, ervilha, abacate, espinafre, tofu, mamão, brócolis, suco de tomate, amêndoas, arroz branco, feijão, banana, manga, kiwi, laranja, couve flor e melão.

  • VITAMINA B12

Fígado de boi, frutos do mar, ostras, fígado de frango, peixes como arenque, truta, salmão e atum, carne de boi, camarão, iogurte, leite, queijo, ovo, carne de frango.


A dose diária recomendada é :

(para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos)


vitamina B1 - de 5 a 10 mg

vitamina B2 - 2 a 4 mg

vitamina B3 - 20 a 40 mg

vitamina B5 - 3 a 6 mg

vitamina B6 - 2 a 4 mg

vitamina B7 - 30 a 35 mg

vitamina B9 - 2 a 4 mg

vitamina B12 - 2 a 4 mg


Uma boa alimentação é o principal aliado para uma boa qualidade de vida, ou seja, é possível prevenir e tratar problemas de saúde quando entendemos o que devemos comer e como combinar os alimentos para ter a nutrição que o nosso organismo precisa para ter um bom funcionamento. Baixe gratuitamente o Ebook Guia Completo Das Vitaminas.

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