• Gilmara Barollo

Quinoa: 10 principais benefícios e como consumir

Atualizado: 27 de Jul de 2021

A quinoa é uma semente que teve sua origem na região dos Andes. Chamada de “grão materno”, ou grão de ouro, na linguagem dos incas, é uma semente comestível que contém vitaminas, principalmente do complexo B e vitamina E, ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, proteínas, fibras, e antioxidantes. A semente fornece, ainda, os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.


É considerada o mais completo alimento do reino vegetal, até mesmo comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e diversas propriedades. Além de ser uma alternativa à proteína animal, a quinoa apresenta quantidades de proteína superiores à soja, trigo, arroz e aveia.




Existem 3 tipos de quinoa: branca, vermelha e preta.

A quinoa branca é a mais conhecida entre as pessoas e a que menos contém carboidratos e calorias dentre as três. Em relação à quinoa vermelha, tem o dobro de fibras, melhorando a qualidade do sistema digestivo.





10 Principais benefícios da quinoa


  1. faz bem para os músculos - devido ao seu elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais;

  2. protege os ossos - devido às boas quantidades de fósforo, magnésio, cálcio e minerais - principalmente em mulheres pós menopausa;

  3. aumenta a imunidade - altamente antioxidante por ser fonte de vitaminas C e E;

  4. melhora o funcionamento do intestino - excelente fonte de fibras, que contribuem para a formação e eliminação do bolo fecal;

  5. previne anemia - devido à grande quantidade de ferro;

  6. faz bem para diabéticos - o índice glicêmico da quinoa é baixo e ela libera energia aos poucos, não provocando picos de açúcar no sangue;

  7. não contém glúten - podendo ser consumida por pessoas celíacas;

  8. diminui o colesterol - suas proteínas absorvem a gordura;

  9. previne doenças cardiovasculares - pois contém significantes quantidades de Ômega 3 e 6;

  10. alivia os sintomas da TPM - apresenta quantidades de fitoestrógenos que auxiliam na redução desses sintomas;


Como consumir a quinoa


A quinoa é encontrada nas seguintes formas:

1. Farinha de quinoa serve para fazer bolos, pães, tortas;

2. Quinoa em flocos é perfeita para fazer mingau, comer com fruta, misturar ao iogurte, bater com leite;

3. Quinoa em grãos, que pode ser usada para complementar sua salada ou até mesmo substituir grãos tradicionais, como o arroz branco.


Como preparar a quinoa em grãos



É muito importante lavar bem a quinoa , com a ajuda de uma peneira, antes do cozimento, para que seja eliminada um revestimento amargo, substância semelhante ao sabão que pode impedir a absorção de alguns minerais.

Cozinhe 1 medida de quinoa para 2 medidas de água, por 15 minutos e retire do fogo. Na sequência, basta peneirar. Após cozida e devidamente peneirada, você deve guardar na geladeira por até três dias.

Ou fracionar em porções pequenas e congelar. A quinoa cozida aumenta em 3 vezes o tamanho comparada com a quinoa crua.

Quando cozida, fica macia e com um leve sabor de nozes.


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