• Gilmara Barollo

Semente de girassol: 7 principais benefícios e como consumir


Extraída da flor de girassol, planta originária da América do Sul, essa semente é extremamente nutritiva. Fonte de ácidos graxos essenciais, gorduras insaturadas

saudáveis (como ômega 6 e 9), proteínas, fibras, vitamina E, selênio, magnésio, cobre, zinco, cálcio, ferro, proteínas e fitoquímicos. É uma ótima forma de suplementar

a dieta em geral.


Há dois tipos de cultivo: um destinado à fabricação do óleo de girassol e outro destinado à produção da semente em si.

O óleo de semente de girassol é outra forma de consumo desta semente, e contém vários benefícios para o corpo, por ser rica em antioxidantes.


7 Principais benefícios da semente de girassol


  1. protege a saúde cardiovascular;

  2. ajuda a combater prisão de ventre;

  3. fortalece ossos músculos;

  4. ajuda no processo de emagrecimento;

  5. diminui o açúcar do sangue;

  6. contribui para a desintoxicação do organismo;

  7. faz bem para a pele, cabelos e unhas.


Como consumir a semente de girassol


Estas sementes podem facilmente ser consumidas misturadas em salada de alface ou salada de frutas, em vitaminas, batidas em sucos ou integradas às massas. Além disso,

são encontradas com casca ou sem casca (conhecida como pepita de girassol), cruas ou assadas, com ou sem sal. Pode-se comprar sementes de girassol em supermercados ou lojas de produtos naturais.



É usada, geralmente, para incrementar receitas - saladas, molhos, patês caseiros, massas, risotos, pães, bolos, cookies e diferentes aperitivos.

É importante salientar que o consumo da semente de girassol deve ser realizado sem casca - a casca contém cádmio (um metal pesado que pode se acumular no organismo, causando lesões renais.


5 visualizações0 comentário

Conteúdos Indispensáveis

Para pessoas que querem e precisam de uma vida saudável

Ebook Grátis

CAPA DUPLA 3D.png

Desafio Viva Saudável

viva%25252520saud%252525C3%252525A1vel_edited_edited_edited_edited.jpg

Combo Carolina Furlan

mat_edited_edited_edited_edited.jpg

A ViverBem É EstarBem é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar. Informações que não substituem o aconselhamento e acompanhamento de PROFISSIONAIS DE SAÚDE.